Lifeline_4

isaiah-scroll.l

Lhara

O dia começou escuro, hábito de quem se levanta cedo para iniciar o seu dia de trabalho. A água estava gelada, óptima para libertar o sono. Uma malga de leite de cabra com açúcar de cana e alguns grãos de café moídos era o par perfeito para um bom pão de centeio caseiro.

Com os meus pais ainda no quarto, estes momentos eram o mais saboroso do dia, o sonhar acordada permitia-me ver as imagens de viver numa cabana no monte perto da falésia com um bom marido, um par de crianças endiabradas a correrem pelo prado a rebolarem encosta a baixo. Faz-me sorrir nestas manhãs escuras.

O trabalho de uma quinta era rotineiro, calmo num sentido sublime entendido apenas por quem desfruta de uma vida no campo, no entanto era duro, cruel para alguns e pouco compensador para a maioria.

O mercado de Saiune aceitava duas moedas, a troca directa de produtos feita através do acordo entre os mercantes, ou a moeda da Rainha, mas esta era essencialmente de bronze. Eram raras as moedas de prata ou ouro em Saiune, somente os forasteiros de grandes viagens e aventuras as traziam, e davam sempre grandes dores de cabeça aos mercadores, pois nem sempre era possível trocar ouro por prata, e muito menos por bronze.

Sai para a manhã escura, o tempo estava ameno e prometia um dia de verão, caminhava pela pequena estrada da quinta que circundava os terrenos da família, levava apenas um cesto de vime, trazia um vestido cinzento comprido que me roçava nos tornozelos e nas presilhas das minhas velhas sandálias de couro. A rotina seria simples, uns ovos do galinheiro, leite das cabras, as couves e as cenouras perto do poço.

O problema não era ir até aos locais e fazer o que tinha de ser feito, o problema era haver alguma coisa. Isso sucedia muitos dos dias, nesses o trabalho era regar, alimentar e passear as cabras. Se tudo corresse bem, se nenhuma cabra se perdesse o dia não estaria perdido.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s